Com a ajuda do melhor amigo, Dedé (Dedé Santana), o seminarista consegue fugir para o Rio de Janeiro, onde consegue o emprego de "babá" dos cinco filhos de um empresário viúvo, o Dr. Felipe (Tony Ramos). As crianças, em pouquíssimo tempo, passam a adorá-lo e pedem que ele os ajude a sabotar um almoço em que as mesmas conheceriam Laura (Inês Galvão), namorada do empresário e futura madrasta. Como forma de se redimir, as crianças pedem ao pai que Didi fique. Este sugere a contratação da jovem Maria do Céu (Patrícia Pillar), uma amiga de Didi (por quem este nutre um amor platônico), para que o ajude. Logo depois, patrão e empregada se envolvem em uma grande paixão, contra a vontade de Didi.
Durante as férias, Didi, Maria e as crianças vão para o Ceará, onde Márcia (Sandy Leah Lima) e Junior (Durval de Lima Junior) decidem participar de um concurso musical, cujo prêmio vai ajudar Didi a realizar o sonho de construir uma nova igreja. Mesmo assim, a dupla fica em segundo lugar. Pouco depois, Felipe reaparece, parabeniza os filhos e pede Maria do Céu em casamento. Desolado, Didi retorna ao vilarejo onde viveu. Lá, reencontra seu velho amigo Dedé e, pouco depois, reencontra Teresa, agora viúva. Ela revela ao ex-sacristão o mapa do tesouro e ambos o encontram em uma praia da região. Na ocasião, os dois assumem a paixão que sentem um pelo outro.
No dia seguinte, em uma cerimônia inesquecível, ocorre um casamento duplo: Felipe se casa com Maria do Céu e Didi com Teresa. O empresário anuncia a doação de 100 mil reais para a construção da igreja. Didi surpreende a todos ao doar todo o tesouro para a mesma finalidade.